Dicas

O que você deve saber sobre os metais de joias

Ouro e platina não são suas únicas opções de metal ao comprar um anel de noivado! Explore o vasto mundo da joalheria – do tradicional ao ultra-moderno.

Se você se concentrar apenas no diamante ao comprar um anel de noivado, é como pensar na cobertura e não no bolo de casamento. O diamante pode ser o elemento mais “delicioso” do anel, mas a base que mantém tudo junto é igualmente importante.

Você deve optar por um anel feito de metais preciosos – ouro, prata ou platina – ou um metal alternativo e mais contemporâneo? Cada metal faz uma declaração sobre o estilo de sua futura noiva, e cada um tem vantagens para aparência, robustez e custo. Para ajudá-lo a escolher o melhor metal para um anel de noivado, considere suas opções.

PLATINA


A platina era um metal popular para jóias até o século 20, quando o metal foi retirado do mercado para uso militar durante a guerra. Isso lhe dá uma noção de quão durável é a platina – ela é brilhante e bonita, mas também é uma força de trabalho. Nas últimas duas décadas, a platina reapareceu como a melhor escolha para anéis de noivado e outras jóias.

APARÊNCIA

A platina tem um tom branco suave. É 30 vezes mais raro que ouro (o que significa que é mais caro) e 40% mais pesado que ouro 14K – e não mancha nem oxida. Por causa de sua dureza, os detalhes de anéis intricadamente gravados ou embelezados geralmente parecem mais nítidos e precisos quando feitos em platina.

FATOS INTERESSANTES

A maioria das jóias da Coroa Britânica são feitas de platina. A platina é minerada em quilômetros, principalmente na África do Sul e na Rússia.

PUREZA

Platinum em jóias é 90% a 95% puro, o que traz a beleza dos diamantes definidos em anéis de noivado de platina.

CUIDADO

Com o tempo, a platina irá desgastar e arranhar com o uso. Seu joalheiro pode polir sua aliança de platina ou anel de noivado de platina para remover qualquer arranhão.

OURO


O ouro sempre foi um padrão para engajamento e jóias de casamento, graças à sua tonalidade amarela naturalmente quente e belo brilho. Os anéis de noivado de ouro são românticos e intemporais.

APARÊNCIA

A liga que é misturada com ouro afeta sua cor. Existem centenas de misturas possíveis, mas as opções geralmente incluem:

OURO AMARELO

Ouro puro misturado com um pouco de prata e cobre para um olhar quente.

OURO BRANCO

Ouro puro é combinado com paládio e prata ou com níquel, cobre e zinco. O banho de ródio melhora a brancura e a durabilidade.

OURO VERDE

Na verdade verde amarelado na aparência, isso é ouro puro mais prata.

ROSA E ROSA

Cada vez mais populares, essas opções de ouro avermelhado são ouro puro e cobre. Quanto mais cobre, mais vermelho o metal.Fatos interessantes: O ouro é extraído principalmente na África do Sul, mas também na Austrália, Peru, Rússia e Estados Unidos.

PUREZA

A pureza do ouro é medida em quilates (não confundir com quilates, uma medida do peso da gema). Os quilates são divididos em 24 partes, portanto, 24 partes de ouro – conhecidas como ouro de 24K – são puras. No entanto, o ouro 24K é macio e facilmente danificado, por isso é misturado – ou ligado – com outros metais para torná-lo mais durável. Por exemplo, o ouro 14K é 14 partes de ouro, 10 partes de outro metal. Jóias devem ser pelo menos 10K para serem vendidas como ouro nos Estados Unidos.

CUIDADO

Lustre seu anel de noivado de ouro com um pano macio para mantê-lo brilhante e suave.

PRATA DE LEI


A prata tem sido valorizada há séculos e uma vez foi considerada mais valiosa do que o ouro. Hoje, é o mais acessível dos metais preciosos. A prata esterlina é, na verdade, prata pura misturada com cobre ou outro metal para torná-la mais durável. Embora seja mais dura que a prata pura, ainda é um dos metais mais macios e pode ser arranhada e marcada facilmente.

APARÊNCIA

A prata esterlina pode variar de branco brilhante a branco acinzentado e pode ter um acabamento fosco ou brilhante.

FATOS INTERESSANTES

Os antigos chamavam o metal lunar de prata – fresco e luminoso, como o reflexo da lua na água. A prata é extraída principalmente na Austrália, México, Bolívia, Peru, Polônia e Canadá.

PUREZA

Como o ouro, a prata pura é muito macia para ser usada em jóias. É combinado com outros metais, como cobre, para aumentar sua força. A prata esterlina deve conter pelo menos 92,5% de prata pura, e é por isso que é carimbada como 0,925.

CUIDADO

Manchas de prata, guarde seu anel de noivado de prata esterlina em bolsas preventivas de manchas em um local fresco e seco. Não use lenços de papel ou toalhas de papel para secar, pois eles podem riscar a prata.

Metais alternativos

Além dos três metais que todos conhecemos tão bem, existe um mundo de metais leves, modernos e duráveis, que se tornaram populares para alianças de casamento – especialmente para homens que não estão acostumados a usar jóias. Esses metais alternativos não são normalmente vistos em anéis de noivado femininos, mas podem oferecer looks contemporâneos para faixas de casamento que complementarão um anel de noivado de ouro ou platina.

COBALTO 

Esta liga naturalmente branca foi criada para uso nas indústrias médica e aeroespacial, mas agora é comercializada também como um metal contemporâneo para jóias de noivas finas. O metal hipoalergênico é cerca de quatro vezes mais duro que a platina, tornando os anéis de cobalto duráveis ​​por toda a vida.

APARÊNCIA

Cobalto é um metal branco brilhante, dando-lhe a aparência de platina. É mais pesado do que outros metais alternativos (como o titânio), dando-lhe uma sensação mais pesada para aqueles que querem peso para suas jóias de casamento.

CUIDADO

Anéis de cobalto são bastante resistentes a arranhões. É também um metal que permite um fácil redimensionamento, ao contrário de alguns dos outros metais contemporâneos atualmente disponíveis no mercado.

 AÇO INOXIDÁVEL 


Este metal não é mais apenas para talheres. Está se tornando popular por causa de sua força, durabilidade e acessibilidade.

APARÊNCIA

Brilhantes e fortes, anéis de aço inoxidável podem ser polidos para assumir diferentes olhares – o olhar mais fosco do estanho ou a aparência reflexiva do cromo. De qualquer forma, algumas pessoas apreciam o visual robusto e moderno do metal.

PUREZA

O aço é misturado com pelo menos 10,5% de cromo para resistir à oxidação.

CUIDADO

Você pode limpar jóias de aço inoxidável facilmente com sabão, água e um pano macio.

TITÂNIO 


Originalmente usado em aplicações industriais, o titânio tornou-se popular para jóias de casamento – especialmente para as faixas de casamento masculinas – porque é muito leve. Para pessoas que não estão acostumadas a usar jóias, pode ser uma diferença refrescante colocar um anel de titânio em comparação com um anel de platina ou ouro. Também cria um estilo moderno e único que algumas pessoas querem para o seu anel.

APARÊNCIA

Os anéis de titânio preto, cinza ou prateado têm frequentemente incrustações de outros metais e geralmente vêm com acabamentos polidos ou acetinados.

FATOS INTERESSANTES

O nome é um aceno para os Titãs da mitologia grega. O titânio é extraído em vários locais, incluindo Austrália, Canadá, China, Nova Zelândia, Noruega, América do Norte e África do Sul.

PUREZA

A jóia de titânio não inclui ligas e é hipoalergênica.

CUIDADO

O titânio é um dos metais mais fortes e resistentes a arranhões disponíveis para anéis de casamento. Anéis de casamento de titânio não podem ser dimensionados.

TUNGSTÊNIO


Este metal prateado é quatro vezes mais duro que o titânio. Os anéis de tungstênio criam um brilho brilhante e duradouro.  

FATOS INTERESSANTES

As lâmpadas de filamento de tungstênio revolucionaram a indústria de iluminação em 1904, quando substituíram lâmpadas de filamento de carbono menos eficientes. O tungstênio é encontrado principalmente na China, com menor produção na Rússia, Canadá, Bolívia, Áustria, Portugal, Tailândia, Brasil, Peru e Ruanda.

PUREZA

O tungstênio é um elemento puro e é hipoalergênico.

CUIDADO

Pouca manutenção é necessária para as faixas de casamento de tungstênio devido à dureza do metal. Anéis de tungstênio não podem ser dimensionados.

Cuidado da jóia

Independentemente do metal escolhido, siga estas etapas para manter suas jóias polidas e sem riscos:

  • Armazene jóias em bolsas separadas ou compartimentos de uma caixa de jóias para evitar arranhões.
  • Limpe as jóias em uma solução de detergente suave e água morna, enxágue bem e seque com um pano macio.
  • Não esfregue metais preciosos com uma escova de dentes para adultos. Para remover sujeira difícil de fendas, você pode usar suavemente a escova de dentes de uma criança com cerdas macias.
  • Remova jóias para trabalho manual ou esportes para evitar arranhões, ao trabalhar com produtos químicos agressivos e ao nadar em água com cloro.
  • Verifique com seu joalheiro se sua jóia contém diamantes ou pedras preciosas, porque alguns podem ser tratados e precisam de atenção especial.

Para ler mais dicas sobre semi joias visite o site //metalelo.com.br/

Leave a Comment